A RUI da Internet

A RUI, RÁDIO UIRAPURU de ITAPIPOCA, foi, provavelmente, a PRIMEIRA RÁDIO na internet. No início dos anos 90 havia no mundo acadêmico brasileiro a BRASNET, uma lista eletrônica suportada por várias redes (TCP/IP, X.25, Bitnet, Decnet, etc.) com centenas de estudantes de pós-graduação, a maioria em universidades no exterior.

Criada principalmente para fazer chegar notícias do Brasil aos mestrandos e doutorandos “além mar”, a BRASNET também se prestava (indevidamente, talvez…) a outras informações (piadas, poesias, músicas, etc.) consideradas não “muito importantes” pelos usuários mais conservadores da lista.

Mas, o que seria importante para se postar ou não na BRASNET?

Este debate tornou-se tão intenso à época que, paradoxalmente, gastava mais “banda” do que a própria veiculação dos assuntos considerados “não importantes”. E foi neste clima de FLA x FLU no segundo tempo que nasceu intempestiva e irresponsavelmente a RUI, RADIO UIRAPURU de ITAPIPOCA, uma metáfora eletrônica inspirada no Cafita, um personagem com um estilo sertanejo próprio, que animava diariamente com o seu auto-falante a cidade de Itapipoca. “ADONDE MERMO, SEU MININO”?  Itapipoca, terra de três autoridades: a “gostosa” Luiza Tomé, do “gaiato” Tiririca, e da “querida” Dona Terezinha, minha sogra preferida.

Mauro Pacatuba, o disk jockey eletrônico,  e seus fictícios auxiliares, Maria Cabaço e Agnaldo, o gaúcho muito macho”, comandaram todas às sextas-feiras de 1992 as emissões radiofônicas, via BRASNET, emitidas dos “estúdios” de Paris (minha sala na Université Pierre et Marie Curie).

QUEREM VER? Ô  Maria Cabaço, manda aí  este danado do Agnaldo soltar a …  PRIMEIRA RUI:

==============================================

“Alô galera da Brasnet, cabras da peste e gatinhas também! Aqui fala Mauro Pacatuba, the Big Head, seu disque-joquei preferido. Diretamente de Itapipoca para o Brasil e para o mundo, num patrocínio do sabonete LIFEBOY e Biotônico Fontoura com Emulsão de Scott, mais gostoso que óleo de Rícino para verminose (quem tomou jamais esquece).
O primeiro pedido músical vem de Belo Horizonte. Luiz Fernando, filho da Dona Dora (lfgs@inf.puc-rio.br), oferece para I.G.S (ar de baiana, cabelo encaracolado) que está do outro lado do parque, perto da roda gigante, comendo pé de moleque com refresco de graviola. 
E olha só galera brasneteira, EU CAÇADOR DE MIM pra arrebentar nesta sexta sem forró, neste frio maluco, nesta cidade sem graça, CNPq atrasado, vizinho que só diz “bonjour”, silêncio absoluto no prédio, sem notícias de Fortaleza… BUAAAAA !!!! Eu quero a mamãe !!! Som na Caixa Cabralzin (lima@masi.ibp.fr)!
Por tanto amor, por tanta emoção/ A vida me fez assim, |doce ou feroz/ Manso ou atroz, Eu Caçador de Mim…/Preso a canções, entregue a paixões/ Que nunca tiveram fim/ Vou descobrir, o que me faz sentir/ Eu Caçador de Mim.
Envie seu pedido musical para a RUI e concorra ao sorteio do SEU TALÃO VALE UM MILHÃO e a um bilhete aller/retour Fortaleza -Itapipoca, no semi-leito da Auto-horizonte.
===================================     

Uma festa junina na RUI, Radio Uirapuru de Itapipoca: 

Em 1992 (ainda não havia Internet no Brasil), meu amigo Raimundo Macedo da UFBA e eu organizamos uma festa junina eletrônica na RADIO UIRAPURU DE ITAPIPOCA, via email na BRASNET.  Foi um sucesso danado! Lembro que neste dia, a pedido da Maria Cabaço, ninguém postou notícias, respeitando Santatonho e a festa com casório e tudo.

O sucesso foi tanto que saiu na VEJA  1993 fev 19 – RUI na Revista VEJA

>>> E agora, divirta-se com a sua, a minha, a nossa RUI… de Itapipoca para o mundo!
.
CLIQUE AQUI : 

Para melhor entender a RUI, leia também a dissertação do Alvaro Bufarh.

>>> Versão Canadense, Ottawa 2009:

7 respostas para A RUI da Internet

  1. Carlos Ferraz disse:

    Maurão,

    parabéns, de coração (VERDADEIRO, ELETRÔNICO, o que quer que seja!), pelo seu NIVER ELETRÔNICO.

    FELIZ ANIVERSÁRIO de verdade!!!!

    Abraços,
    Carlinhos

  2. Por que és tão especial? será que há algo de especial nisto?
    Acho que só perguntando à Da. Angelita; ela vai responder…
    Foi você mesmo quem disse que amigo é pra estas coisas; inclusive pra amar os amigos!
    E então eu te digo: Dr. Oliveira eu te amo!

    Vamos comemorar este amor cristão; assim como Cristo nos amou; não na sexta mas por todos os dias da nossa vida. Afinal O Apostolo Paulo bem descreveu em 1 Corinthios 13.13.

    Seu amigo com muito orgulho!

    Moreira

  3. Adalira Fontenele disse:

    Para seu Niver Eletrônico – Parabéns, Feliz Aniversário, neste dia o Sol vai nascer com florzinhas e a Lua vai despontar com muitas estrelas, o dia estará todo em festa, beijos.

  4. Roxane de Alencar Irineu disse:

    Nossa, que fantástico!
    Devo confessar que fiquei tentada a comemorar em canoa quebrada, olhando para o mar, ouvindo o violão que você está aprendendo e bebericando uma cervejinha gelada para acompanhar. Parabéns, Mauro. Que você seja muito feliz por todos os anos da sua vida!

  5. José Francisco Julião disse:

    Oi, Mauro amigo!

    Comemorar seu aniversário, mesmo eletronicamente, é um prazer enorme! Você tem algo especial, um carisma, que nos deixa feliz por sermos seus amigos. Que Deus derrame suas bênçãos sobre você e seus familiares! Parabéns!

    Julião e Zuleide

  6. Julio disse:

    Parabéns, Prof, Mauro.

    Desejar felicidades para que mora em Canoa, com todos seus encantos, é dispensável. Queria era estar ai p/ comemorar essa data com o sr. Forte abraço de quem mto o admira.

    Julio Cavalcante.

  7. Mirella disse:

    Feliz aniversario!! Um pouco atrasado………….
    Mirella

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s