CONCURSO pra REITOR, SÍNDICO e AMANTE

No livro “Escola Pra Valer”, edição esgotada (amigos & família… rsrsrs), editado pela BARCA (Bodega das Artes Raimundo de Chiquinha de Aracati), respondo à pergunta que deveria estar no concurso de todo professor ou agente educacional: Cara, qual a principal missão de uma Escola?

Sem rebuscar filósofos de carteirinha nem pedagogos de plantão, qual a sua resposta? O “Escola Pra Valer” acredita que a principal missão de uma Escola é ajudar o jovem a ser feliz! Matemática, Português, Artes, e outras invencionices humanas são mecanismos indispensáveis, but not most important, para se alcançar essa missão maior da Escola.

Ajudar o jovem a ser feliz é despertá-lo para outras verdades além daquelas que encruaram em seu córtex; é convencê-lo a fazer suas próprias escolhas e a não desistir de seus sonhos, apesar das “pedras no meio do caminho”. Afinal, o hoje é marcado pelo que Yuval Harari chama de “fonte da suprema autoridade humana”, em que as decisões sobre nosso destino são nossas, não vêm mais de outrem nem dos céus, como no passado. “Pensar por si próprio”, este é o mantra para o jovem se assumir como “Capitão da sua alma, Senhor do seu destino” (Henley, in Invictus)!

Ajudar o jovem a ser feliz é levá-lo a se apropriar de seu entrono social, já que uma “Escola que é reflexo da sociedade não serve a ela, nem pra ela”. É mostrar-lhe o quanto é genial, poderoso e mágico ser ousado em melhorar a sociedade, porque a “ousadia tem genialidade, poder e magia” (Goethe).

Daí ser incompatível com uma “Escola Pra Valer” o péssimo exemplo que temos dado, IFs e universidades, nos vendavais dos processos eleitorais internos, em que se comete um pecado capital educativo: “irmão desconhece irmão”. Ao invés de uma aula de democracia, ensaia-se uma barbárie pedagógica com práticas “eleitoreiras” de fazer corar Odorico Paraguaçu de Sucupira (Dias Gomes, in O Bem Amado).    

O mais trágico, se não fosse “cômodo”, é o “day after” quando “trompeurs” sem compromissos deixam suas campanhas nos “corredores” (hoje, virtuais) e voltam à sala de aula com bravatas éticas sem se dar conta do seu espelho que adverte: não faça mais isso, menino danado! Esquece o meliante sem paixão que o “aluno nos observa mais pelo que fazemos do que pelo que dizemos” (In Escola Pra Valer). Não se educa pra ser feliz sem compromisso e paixão!

É, portanto, lamentável que instituições centenárias, importantes e decisivas nas vidas de muitos jovens sejam vitimadas pela velha políticagem provinciana de poucos que (tentam) desvirtuam o sonho, sempre em construção, de uma “Escola Pra Valer”. (https://tinyurl.com/EscolaPraValer)

Ah! E quanto aos amantes? Nada a ver… Não é público!

Mauro Oliveira

Esse post foi publicado em Notícias e Eventos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para CONCURSO pra REITOR, SÍNDICO e AMANTE

  1. Ótimo artigo. No gancho deixado pelo – Escola Pra Valer acredita que a principal missão de uma Escola é ajudar o jovem a ser feliz! – , posso afirmar que hoje, inclusive nas escolas centenárias, o diálogo e a confiança entre os que nela convivem desaparecem a olhos vistos e a esperança é ridicularizada. A comunicação serena e respeitosa entre as pessoas que nelas convivem vem sendo desconstruída diariamente. Esse clima desfavorável à sua missão – ajudar o jovem a ser feliz – está pondo em risco as futuras gerações, ou melhor, o mundo.

    • Bom dia, Erastsotenes! Fico MUITO honrado com a sua atenção ao artigo. Faço coro com vocêem relação aos seue comentários. É de se lamentar que “o diálogo e a confiança entre os que nela convivem desaparecem a olhos vistos …”. Grande abraço e fica o convite para nos visitar em CANOA Quebrada (Ce)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s